Case de Segurança Patrimonial, eletrônica e controle de acesso – MG
Cenário crítico
Sistema de segurança, em geral, deficiente, passivo, com controle de acesso ineficiente, e inexistência de plano de segurança voltado à prevenção, omissão de ocorrências, falta de diagnostico situacional, sem histórico de ocorrências e diversas denúncias de assédio e desvios comportamentais da equipe orgânica de segurança.
Inexistência de plano de contingência ou de emergência; Baixo desempenho da Equipe da Segurança e pouco conhecimento em processos de segurança; Recursos tecnológicos defasados (CFTV, controle de acesso).
Ausência de metodologia de como atuar em casos de crise e de forma segura (ausência de processos) Histórico de vários casos de furto e roubo de minério de alto valor agregado (molibdênio, cobre, manganês e nióbio).
Proposta inicial como Especialista Corporativo de Segurança Empresarial
Realização de análise de risco no local, para diagnóstico inicial (3 meses).
Apresentação de soluções/recomendações de melhorias para a Diretoria Executiva, sempre focado na qualificação dos recursos humanos já existentes, na tecnologia e revisão dos procedimentos.
Elaboração de plano de segurança ativa, focado na prevenção. Elaboração de plano de emergência e resposta à incidentes. Mudança drástica no formato da segurança com a substituição da empresa (de Prosegur para G4S); Troca de alguns membros da Equipe de Segurança orgânica e terceirizada; Treinamento e capacitação da nova Equipe de Segurança em gestão de riscos (método Brasiliano/BSI); Simulações práticas de situações de risco; Atribuição da gestão da segurança compartilhada com o Especialista corporativo, para garantir o cumprimento, efetividade, qualidade das novas normas de segurança, transparência das ocorrências e incidentes, antes não reportados à diretoria.
Implantação do sistema de monitoramento aéreo com a utilização de drones 24 horas, percorrendo áreas sensíveis da Usina e compartilhando as imagens em tempo real com a central de monitoramento e supervisão de segurança do plantão, elevando o nível da atuação da equipe e diminuindo o tempo de resposta em incidentes de invasão, roubo e furtos.