Case de Investigação
Cenário
O cliente descobriu um hiato financeiro entre receitas e despesas, o que levantou suspeitas de irregularidades.
Após a análise inicial / investigação / auditoria da G99, constatou-se, de fato, que havia irregularidades financeiras e o potencial de roubo / desvio interno. As conclusões da análise preliminar da investigação mostraram uma fraude no método de pagamento. A partir dessa evidência, aliada às reclamações apresentadas pelo cliente, a G99 conseguiu descobrir todo o “modus operandi” da fraude e, através desse conhecimento, desenvolver uma estratégia de mitigação e prevenção.
Proposta da G99
O trabalho foi dividido em várias etapas:
1 – Auditoria preliminar interna;
2 – Identificação do “modus operandi” através de investigação visível e oculta;
3 – Investigação externa e interna (segurança das informações da empresa);
5 – Prevenção (técnica e processos /governança)
6 – Investigação da quadrilha (foram utilizados diferentes métodos, inclusive OSINT, além de trabalho em campo, visível e oculto).
A G99 auxiliou a empresa desenvolvedora a criar mecanismos de segurança e de administração de logs, para evitar a continuidade das perdas e estancar o processo de fraude.
Na parte de processos, foram mapeados gaps e, em parceria com o cliente, foi desenhada a sua melhoria, para mitigar falhas, com um olhar em Procedimentos, Tecnologia e Pessoas.
Tempo do projeto: 6 meses
Resultados
Identificação do método de ação;
Identificação das pessoas que atuavam na fraude (funcionários, auxiliares e terceirizados);
Identificação das contas bancárias utilizadas para praticar a fraude;
Implementação de melhorias nos processos;
Criação de mecanismos de segurança no sistema afetado;
Criação de mecanismo no processo de segurança das informações da empresa / prevenção de vazamento de informação através de pessoas e sistema das informações.
A partir desse trabalho, a G99, hoje, atua junto ao cliente em todos os sistemas e áreas que possam representar riscos, num processo de gestão de riscos e segurança 360º.